sábado, 25 de abril de 2009

Teoria das Escalas

Teoria das escalas


Como descrito na introdução, harmonia é um conjunto de sons... Começaremos estudando as escalas musicais: O que é uma escala? Escala é uma seqüência de notas que seguem uma orientação, baseada em uma nota principal, a TÔNICA. Bom, mas antes de entrarmos a fundo nesse assunto, é necessário vermos tom e semi-tom: Tom é o espaço que existe entre uma nota e outra. É formado de dois semi-tons. Semi-tom é o espaço mínimo que existe entre uma nota e outra em uma escala. Na verdade isso não é inteiramente verdade. Um semi-tom pode ser dividido em nove unidades denominada "COMA". O coma é a medida mínima do som. E daí se explica a desafinação de um instrumento ou voz. Se em um intervalo de um tom (2semi-tons) não se elevar ou diminuir som em EXATAMENTE 2 semi-tons ( ou seja, 18 comas) ocorre a desafinação. Exemplo: De DÓ para RÉ são dois semi-tons. Mas e a nota que está entre elas? Sustenido (#): é a alteração, ou elevação ascendente de um semi-tom a uma nota. EX.: DÓ-DÓ#. Elevou-se a nota DÓ i um semi-tom. Bemol (b): é a alteração, ou diminuição descendente de um semi-tom a uma nota. EX.: RÉ-RÉb. Diminui-se a nota RÉ i um semi-tom. OBS.: MI# e SI# "teoricamente" não existem. Isso não é verdade e será explicado mais a frente. Para se formar uma escala, usa-se a seguinte fórmula: T- t - t - st -t - t - t -st T=> tônica t=> tom st=> semi-tomExplicando: Tomando a nota básica ( T ), anda-se um tom, depois outro tom, depois um semi-tom,..., e por último outro semi-tom, retornando à tônica. Exemplo: Tomando como tônica a nota DÓ, deve substituir na letra T. Substituindo: DÓ-RÉ-MI-FÁ-SOL-LÁ-SI-DÓ. Entendendo: De DÓ para RÉ existe um tom( DÓ-DÓ#-RÉ). De RÉ para MI existe um tom( RÉ-RÉ#-MI). De MI para FÁ existe um semitom( MI-FÁ), já que teoricamente MI# não existe. E assim por diante. Daí para frente é só usar a formulazinha e substituir a tônica pela nota da escala desejada. Exemplo: Escala de FÁ. Substituindo: FÁ- SOL- LÁ- SIb- DÓ-RÉ-MI-FÁDe FÁ para SOL existe um tom (FÁ-FÁ#-SOL) De SOL para LÁ existe um tom (SOL-SOL#-LÁ) Agora vem a pergunta: porque é SIb e não LÁ#? Não é a mesma coisa? R.: Ao ouvido é a mesma coisa sim. Mas na hora de se ler uma partitura de uma música em FÁ jamais você vai encontrar um LÁ#.Treine isso e faça com as outras escalas. ExplicaçãoGeralmente o pessoal acha que escalas é muito fácil e aprende de qualquer jeito, isto é, aprende errado. Agora vou mostrar o porquê do MI# e SI#.O "x"da questão é o seguinte: as pessoas não sabem que é OBRIGATÓRIO as escalas terem todas as 7 notas musicais(C,D,E,F,G,A,B). Mas como assim? Veja o exemplo (agora na nomenclatura de CIFRA) ESCALA DE DÓ: C, D,E,F,G,A,B,CSimples certo. Tem todas as notas musicais de C a C. Agora a escala de D: D,E,F#,G,A,B,C#.D. Bom ainda está fácil, certo? Tem todas as 7 notas musicais de novo.Agora mais uma, a de E: E,F#,G#,A,B,C#,D#,ESem mistério. Agora já muda uma pouco com a de F. Responda: qual está certa? Essa: F,G,A,A#,C,D,E,F; ou essa: F,G,A,Bb,C,D,E,F; Ou as duas estão certas? Se você acha que é a primeira, você pensou como muitos por aí, A certa é a 2ª e só a 2ª. Por que? R.: é como eu já havia dito: TODAS AS ESCALAS DEVEM TER TODAS AS NOTAS MUSICAIS. Explicação: Na escala de F, seguindo a nossa fórmula, vemos que da terceira para a quarta nota deve haver um intervalo de apenas meio tom. No caso A(3º) para supostamente A#(st). Por que não pode ser A#? Simples: porque já tem uma nota A na escala, não pode haver outra, porque senão iria faltar uma das notas musicais, no caso a nota B. Então ao invés de usarmos A# devemos usar Bb, que é sonoricamente a mesma coisa. Uma coisa deve ser muito bem entendida: INDEPENDENTE DE SER SUSTENIDO OU BEMOL, A NOTA LÁ SEMPRE VAI SER LÁ (A, Ab, A#). O MESMO VALE PARA QUALQUER OUTRA NOTA MUSICAL. Por exemplo (pra não restar mais dúvida): C, Cb e C# TODAS são Dós. Então se uma escala se estiver faltando a nota DÓ vai ser dessas três. Mas a verdade é que existem ainda mais outros dois símbolos que alteram a elevação do som de uma nota. x (na verdade é um "x" um pouco diferente, mas este serve): este é o DOBRADO SUSTENIDO. Altera i dois st ascendentes a nota. bb: DOBRADO BEMOL. Altera i dois st descendentes a nota. Agora o E# e o B#:Agora que você já entendeu a colocação acima( se não entendeu volte e entenda) tente fazer a escala de C#. TENTE! Bom, pra começar use a nossa fórmula. Você, logicamente, deve ter percebido que se na escala de C nenhuma nota era sustenida agora todas vão ser. Antes era: C,D,E,F,G,A,B,C. Agora sustenizando todas as notas teremos: C#,D# e...... não tem jeito; tem que ser E#! Depois F#, G#, A#, e.......B#.Pronto! Agora outro exemplo simples: ESCALA DE D#:D#, E#......, e agora? Antes o F já era sustenido. Só resta usar o DOBRADO SUSTENIDO! Então fica: D#,E#,Fx,G# A#, B# e por fim CxO mesmo se aplica à escala de Fb: FB, Gb, Ab, e......Bbb, Cb,Db,Eb,Fb. Este assunto é muito importante, se você o entender bem não terá dificuldade nas próximas lições, pois elas estão todas baseadas neste teoria.

Um comentário:

diboux ... disse...

Olá Bleidson (Binho)Aqui é franqlin (Barra Grande)Seu Brother!!! . Bom te encontrar compartilhando conhecimento da música. Estou estudando guitarra especificamente Jazz e me deparo com esse material. Tenho muito material para compartilhar contigo. No momento estou aqui no Rio de Janeiro e moro ao lado da escola de musica da UFRJ. Entra em contato comigo... meu email é franqlin.soares@gmail.com. Devo ir em Agosto na ilha!!!! Abraços